Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O Problema dos Desejos

"Na minha época, já atendi 1001 desejos e os vi acabar mal 1001 vezes" 

Essa frase foi do episódio 1x11 da série Once Upon a Time e depois de ve-lo por completo, decidi fazer uma reflexão sobre o assunto. Pode ficar tranquilo que não irei soltar nenhum spoiler.
Acredito que todo mundo já passou com todo mundo desejar algo tão intensamente a ponto de aceitar todas as consequências e fazer de tudo que é capaz para conseguir. E ao finalmente alcançar o objetivo, não é bem aquele paraíso todo. Por que será que isso acontece?
Se 100% dos pedidos atendidos pelo gênio acabaram mal, a princípio todo mundo diria que problema era do gênio que não soube realizar com pedido com eficácia suficiente. Mas acredito que ninguém é tão simplório a ponto de pensar assim. Poderíamos dizer que o problema está nas pessoas que não sabem o que desejam? Acredito que é um pouco mais complicado que isso também.
Não é que as pessoas não saibam o que elas querem, isso está na ponta da língua. Se a suposta lâmpada maravilhosa aparecer, a maioria saberá exatamente o que pedir. O problema é que a cobiça é tão grande, essa ausência a ser preenchida é tão forte que ninguém pensa no que vai acontecer com o restante da vida, porque ninguém pode vive em função de apenas um desejo, existem outros pontos que acabam não possuindo seus méritos. O indíviduo foca tanto no que não tem que esquece aquilo que têm...

Já que falei de seriados, vou citar um exemplo retirado da série espanhola Física o Química, que, além de mim, só conheço dois brasileiros que a assistiram. A personagem Alma queria a todo custo uma bolsa para fazer curso superior nos Estados Unidos porque ela odiava o abiente que estava. Para tanto, mesmo sendo aprovada no colégio, decidiu repetir de ano para conseguir mais créditos, manipulou, mentiu e ao finalmente conseguir a bolsa, não tinha dinheiro suficiente...Adivinhem? Se prostituiu até conseguir tudo que precisava. Porém, nesse percurso todo ela encontrou alguém que se apaixonou e não deu a menor importância para isso. Ao assinar o último documento para viajar, percebeu que ela não poderia abandonar seu amor e desisitu de todo o recomeço que ela tanto queria. Encerrou dizendo que fez coisas que jamais imaginaria fazer para sair daquele lugar, tudo isso para perceber que era ali que ela pertencia e não havia percebido esse tempo todo.

Não tó dizendo para desistir de todos os sonhos, jamais, mais a saber pelo que vale a pena lutar; o que não é fácil diante às sempre presentes tentações. É necessário ver a vida como um todo e pensar em todas as consequências que um desejo muito grande pode causar ao ser concretizado, o que ele irá afetar e o que irá perder para ganhar a realização desse sonho. Não quero entrar em uma discussão sobre causalidade ou crenças, mas caso existe um desejo muito forte a ponto de "quere-lo" sem medidas e há uma incrível dificuldade para alcança-lo, provavelmente há algo a ser pensado ai, seja na maneira para conquista-lo ou porque no final esse desejo não vale muito a pena.

11 Comentários:

Luz Rasteirinhas disse...

Pelo blog parabéns!

Nbs disse...

Muito legal o conteudo, parabéns!

Unknown disse...

Dessas frases, ou interpretações, da pra tirar boas lições, e boas inspirações...
Bom blog

Lucas Adonai disse...

Muito bom ! ^^

Anderson Leite disse...

muito massa
Parabens pelo blog

Blog Arte com Deus
http://ministerioartecomdeus.blogspot.com/2012/01/cia-abner.html

Lucas Adonai disse...

Muito legal ^^

@bia_fina disse...

queria começar dizendo que amei o seu layout! muito boa reflexão, as vezes queremos tanto uma coisa, e ela tem uma imagem tão grandiosa na nossa cabeça, criamos tantas expectativas para ela, que ela acaba nem sendo tão boa assim, por causa de tantas imaginações e ansiedades que depositamos em cima dela. achei incrível a historia da personagem Alma! parabéns.

leandroaleixo disse...

Bem interessante seu blog...Super 10..vi na comunidade no orkut...curti..!!! vlwlwlw

Anônimo disse...

Muito legal o texto. Adorei o blog, seguindo :)

http://thebookofmydreams.blogspot.com/

Gabriele Santos disse...

adorei a sua crítica sobre o assunto.
E concordo como que dissestes.
Devemos pensar em nossa vida de vários ângulos diferentes e lutar por aquilo que realmente vale a pena.
parabéns.

Anônimo disse...

Oi, passei para fazer uma visita e um convite:

O que acha de ganhar um livro num Super Sorteio? Confira:
http://iasmincruz.blogspot.com/2012/02/super-sorteio.html

Postar um comentário

Pelo menos leia o texto e evite escrever merda!
Eu não me importo que coloque o link de seu blog, só não aceito que se resuma a isso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...