Páginas

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Metalinguagem Crítica

Sei que ando meio sumido, e é sobre isso que se baseia o texto de hoje. Poderia justificar minha ausência por estar muito ocupado com os estudos e com a vida por trás deste blog, o que não seria mentira; contudo tenho que confessar que também ando meio decepcionado com o mundo dos blogs.
Antes, eu pensava que eram donos de blog, adolescentes que não tinha notas boas na escola e queriam provar terem algo à dizer independente dos boletins; ou por pessoas com conhecimento em um assunto específico e que queria divulgar seus pensamentos. E todos se respeitavam, eram todos sensatos e estava tudo bem.
Fui me aprofundando no mundo dos blog, e via, cada vez mais frequentemente, páginas virtuais tão "sem nada à acrescentar", pessoas fazendo um blog simplesmente para ter um (NÃO ESTOU GENERALIZANDO) enfim, coisas que não fazem diferença se existem ou não. E comecei a me decepcionar...
Incrementando minha angustia, vem o mecanismo de divulgação que consiste em colocar o blog no fórum de uma comunidade no orkut, comentar no postado anteriormente e  receber o comentário do seguinte. Sem dúvidas, é o artifício mais eficiente para se conseguir seguidores e comentários, por isso, o utilizo, mas definitivamente não o apoio. Primeiro, devido a imensidão de pessoas que não respeitam e caloteam esse sistema; segundo, porque a maioria dos comentários recebidos se resumem em "adorei seu blog/muito bonito seu post, passa no meu http://vaiamerda.blog.....", ou seja, as pessoas se preocupam mais em divulgar o seu blog do que ler e tentar absorver alguma com o texto; o que invalida todo esse processo.
Mas até ai eu estava aguentando, o que potencializou minha irritação, foi ter sido plagiado (não me canso de denunciar esse ignorante) , como ja disse há uns posts. Foi de extrema frustação ver um texto escrito por mim, com os meus sentimentos, minhas visões de mundo (tá, chega de drama) como se fosse escrito por um outro autor.
Enfim, quero ressaltar que jamais me arrependi por ter criado meu blog, muito pelo contrário, e tenho muito orgulho de tudo que está postado aqui. Sem contar que aprendi muito com outros blogs (sim, existem muitos blog excelentes por ai), conheci parceiros e blogueiros que pensam como eu e também melhorei minha escrita. Estou dizendo que me decepcionei com esse sistema que acreditava ser fantástico, mas isso é problema meu. Logo, não pretendo abandonar meu blog, até porque gosto muito dele pra simplesmente deletar tudo. Apenas não vou ter o mesmo compromisso que tinha com ele; e quando uma ideia surgir, eu apareço aqui...

36 Comentários:

Gabriel Lemos disse...

Cara, estudo é muito importante. E sobre blogs, realmente tem muito blog fútil, mas ainda tem muita coisa interesante, é so pesquisar

Anônimo disse...

Além da pele .. há a alma!

David disse...

to entrando neste mundo dos blogs...mas pelo q ja vi, achei legal...todos os blogs q vi por ai....e o seu tb..

Túlio Vieira de Almeida disse...

Realmente, é assim mesmo que acontece. E enquanto não revertemos a coisa, pagamos por tudo isso.

ildinha disse...

estou lhe seguindo
siga o tc tvm
www.ternoechinelo.com.br

Julia Nevares disse...

gostei do post. eu criei o meu há pouco tempo, e ainda não estou 'desiludida' como você. criei porque gosto de escrever sobre algumas coisas, e acho que isso me faz bem :)
mas concordo quanto a questão dos comentários... muita gente nem liga. mas é assim que a gente acha muito blog gente legal também!
boa sorte pra você, não largue essa vida não hahaha

Fabiane Daz disse...

Bom, nunca achei que blogueiros fossem isso tudo..rs Pelo contrário, acho que sempre tive consciência de que é preciso visitar muitos para encontrar poucos bons blogs. Mas acho que temos de entender que qualidade nesse caso, não é tudo.. O meu mesmo é um bom exemplo disso; ele pode ser mais um "sem nada à acrescentar" na vida de ninguém, mas é algo que ME engrandece, Me faz bem e acho isso mais do que um motivo válido!!.. E penso que é assim na vida de muitos blogueiros.. Já a comunidade, é uma forma de divulgar, de conhecer pessoas e de ler sobre vários assuntos.. as vezes receber comentários nem é o mais importante.. (mas não nego que caloteiro irrita mesmo..rs) eita.. sorte com o blog!!

Diogo Figueiredo disse...

Clube do Filme: é como disse, há muitos blogs bons, e aprendi muito com eles, o que me frustou foio plágio, que fez todos os pequenos problemas dos blog parecerem grandes pra mim. E não considero seu blog como um nada à acrescentar, ja fiquei sabendo de muitos lançamentos por ele, e sobre muitos atores que eu gostei da atuação deles, num filme, e não sabia os nomes deles.

Wil disse...

Cara, o problema dos blogs em geral, é falta de conteúdo. Tanto em escrita, quanto no visual.
Entrar num blog com áudio, por exemplo, é horrível!
Será que o pessoal quer ouvir o que você ouve?
É complicado, mas há ótimos conteúdos por aí.
Abraço.

http://williamkusdra.blogspot.com/

Dilly disse...

É uma pena que você resolva fazer isso. Gosto do que você escreve, e sempre tento acompanhar suas postagens (você sempre posta bastante).
Essa postagem em particular lembrou a que fiz por último, e quando li o início da sua, me fez rir. No meu caso, eu não pretendo deixar o blog de lado. Mas não posso torná-lo prioridade, existem coisas mais importantes, isso é fato.
Mas Diogo, foi um pouco ingênuo de sua parte achar que o mundo dos blogs era isento desses "males" de comportamento do ser humano... Em todo canto, tribo, estilo de vida, e por aí vai, existe gente de todo jeito. Boas ou não, cordiais ou não. Enfim, sinto pelo fato de você ter sido plagiado, isso é triste, e torna compreensivo seu atua ponto de vista.
Só posso pedir que repense um pouco.
Continue à escrever no blog!

Alexandre Rodrigues disse...

Adorei o post, assusnto super interessante!!! Parabéns pelo blog. Abraço.

Gabriel Lemos disse...

Ainda tem muitos blogs bons, isso depende de cada um

Anônimo disse...

Meu Blog é diferente de todos os outros, com certeza.... são poucos os Blogs que eu curto também, curto muito o meu...

Katiele França disse...

Achei bacana o posto; o blog é o melhor recurso de rede sociais.

beijos

Leila Bicalho disse...

Eu tbm penso assim! recebo alguns comentários tao inuteis as vezes! Mas nao fui "roubada" como vc, deve ser frustante! É uma pena, pq em meio a tanta futilidade perder um blog como o seu é ruim! Espero que surjam muitas ideias então ! beijos

Leonardo Ângelos disse...

eu gosto d colocarna comu do orkut as minhas postagens... realmente, soa um tanto apelativo, mas ainda é uma boa forma d divulgar o blog... abss

http://leonardoangelos.blogspot.com

Daniel Henrique disse...

Concordo com praticamente tudo o que foi dito, a maioria dos blogs que encontramos hoje são fúteis, apenas para dizer que tem.

O sistema das comunidades são bons locais para divulgar, mas infelizmente sempre tem aqueles que insistem em calotear ou fazer comentários que nada acrescenta para o blog

gostei do seu post e vou olhar os outros, se puder, dê uma olhada no meu também...

http://postdeprata.blogspot.com/

Cabral disse...

fala mineirinho!
bacana seu blog!
Parabéns!

Fabiano disse...

acho que como todos que escreveram aqui eu tb fico irritado com comentários que mencionou. o pior é quando comentam apenas pelo título, sendo que não leem o conteúdo e escrevem bobagens sem igual. quanto ao plágio isso na minha opinião é mto pior, considero crime mesmo. utilizar de algo do outro dar como seu os créditos é imperdoável. só espero que mesmo com todos esses obstáculos não desista do blog. são os seus que me fazem acreditar que é possível encontrar blogs de qualidade.
abraços e estamos juntos nessa.

Unknown disse...

Olha é complicado.. eu já tive muitos blogs por esta vida a fora.. mas sempre acabava meio que os abandonando justamente pela decepção. Ou o pessoal não lê, ou o que se encontra por aí é tão sem conteúdo, ou sei lá mais o que...
Hoje faço um blog para mim, falo de assuntos que gosto e me distraio com ele... acho que é o melhor método...

Espero que você encontre seu caminho de volta ao mundo dos blogueiros como eu já reencontrei!


;D

Unknown disse...

Cara, não li os comentários das pessoas, pois estou na empresa, queria comentar somente sobre seu texto, além de escrever bem, escreveu algo que me deixa triste também.
Vejo pessoas criando blogs e simplesmente copiando conteudo de blogs grandes, mas e as idéias originais? e a coragem de falar o que pensa?
Acho que blog não é feito só pra postar, mas sim para acrescentar em algo. E as pessoas estão perdendo esse pensamento!
Parabéns pelo blog!
Me perdi na linha de raciocinio, estar na empresa é fod....

Cangaceiro Samurai disse...

Cara eu tbm pensava assim e tinha apagado depois voltei atras e começei a postar minhas historias de novo, curiosidades e tals...no segundo dia que tinha criado meu blog fui comentar em um blog e vi lá meu texto se eu não tivesse pertubado tanto o rpz para coloca o meu nome no texto ele não o tinha feito, por isso resolvi bloqueia meu blog contra fraudes e copias, mais parabens pelo blog [/rsrsrs\] só para descontrair...:D


http://acadasegundoumnovoverso.blogspot.com/

Flavio Luis Ribeiro disse...

Ola,
Eu concordo parcialmente com você!
Eu acabei de sofrer o calote no mesmo sistema que escreveu na matéria e obviamente denunciei por lá mesmo. Visitei também vários blogs, como citou, onde a pessoa quer apenas ter um Blog para "entrar na moda" e não por gastar da coisa, por isso observamos conteúdos insignificantes, com péssima escrita e outras coisas absurdas! Veja só, você acabou de falar de gente que se compromete em postar e chega nos blogs so para dizer "oi", "parabéns" ou qualquer outra besteira. E quanto a isso tudo concordo plenamente!

Porém não concordo com o que escreveu sobre divulgação, porque penso que devemos utilizar todos os recursos possíveis (de maneira que não prejudique ninguém) para divulgar o nosso trabalho, de forma coerente e justa. Então não vejo mal nenhum em postar um link aqui! Contudo, o que chateia são pessoas que não tem compromisso com nada, ou seja, aparecem, dizem o "oi" só para colocarem um "maledito" link de um blog egoísta e nada útil.

Resumindo: continue o seu trabalho aqui no blog meu caro, porque gente assim encontramos aos montes em qualquer setor da sociedade. Além do mais, nessas idas e vindas também achei muita gente bacana e muitos blogs sensacionais.

Abraços.

Bom, como sempre faço, espero que não se incomode:

http://www.shitnessbook.blogspot.com
http://www.centralunicadosblogueiros.blogspot.com (filie-se)

Unknown disse...

eu cheguei a 100 postagens em meu blog...e ja pensei em parar varias vezes...mas continuei...espero que vc também possa continuar;;;

Fred. disse...

bahh... discordo.
Você faz um blog e divulga... se deu certo ou não a divulgação isso é outra coisa.
Não é porque vc faz uma propaganda na radio q todos vão aceitar, por exemplo.
Mas sua opinião tbm é válida...

http://pense-resista.blogspot.com/

Anônimo disse...

Meu velho, compartilho da mesma angústia com você.
Enquanto em mim havia o vazio, não de conhecimento e sim do que blogar, me continha em apenas ser leitor.
Não dá pra querer apenas aparecer e cuspir essa banalização na cara de todo mundo...

Interessante é o seu blog!
Parabéns.

Carolina disse...

Eu acho que se vc tem um blog vc automaticamente ja esta sujeito a alguem copiar vc, pq infelizmente existem pessoas que nao tem vergonha nenhuma. O importante é q foi vc quem escreveu e vc sabe disso. Seu blog eh muito legal ^^

Matheus Ferreira disse...

Toda vez que escrevo, penso em transparecer algo que estou pensando, sem nenhum motivo alheio, e em seguida atingir alguem se for o caso, e é claro que quando escrevemos algo de caráter pulblico estamos sujeitos ao repasse do mesmo, ou em linguagem formal, sermos copiados.

eu particularmente não ligo, isso não me afeta de nenhuma forma, pelo menos por enquanto.

mais parabens pela reflexão.

http://mahhvip.blogspot.com/

Hemmely disse...

cara , exatamente. o seu desabafo é o meu ..
a galera anda fazendo blog por modismo , isso é um absurdo .. eu tenho um blog muito intenso (pelo menos é o qe dizem) e acho qe todos devem ter algo de concreto á oferecer.
Fora qe ninguem respeita ninguem ..
-
E cara, qe péessimo .. vc foi plagiado?! nossa .. eue staria terrivelmente irritada. vc tem de denunciar, fazer algo sobre isso pq é muito abuso ..
enfim.. lhe desejo sorte ;)

Cayo Nauan Siqueira disse...

"eu pensava que eram donos de blog, adolescentes que não tinha notas boas na escola e queriam provar terem algo à dizer independente dos boletins" foi aí q vc errou, não há definições ou motivações gigantes para se ter um blog, creio que blog futeis, poeticos, informaativos são todos importantes!!

Tatiane Barros disse...

É, tem coisas escrotas nesse mundo dos blogs. A questão de alguém copiar o texto, bem, eu até fico tranquila SE a pessoa colocar os créditos, assim como qdo utilizo uma fonte, sempre as coloco no post. Qto a divulgação nas comunidades com a ideia de conseguir comentário, é... depende! Tem mta gente que coloca lá achando que as pessoas vão ler e comentar PELO texto, e não só por comentar, confesso que divulgo às vezes, mas sempre escrevo algo sobre o post, sobre o blog, para que a pessoa se interesse realmente pelo conteúdo.

Beijão, gostei do post!

IcedMurk disse...

Gostei do post, parabéns ae o/

Anderson Meireles disse...

Concordo com você em gênero, cor e grau. A esmagadora maioria só quer saber de números...Haja saco nesse mundo da blogosfera.
Abraço!

Anônimo disse...

parabéns pelo blog.
estou seguindo, siga-me também
http://modismosemmoda.blogspot.com

Anônimo disse...

Opinião válida, mesmo não concordando com tudo o que você diz.
Viva a democracia.
Que novos blogs apareçam e alguns deixe de existir, nada mais normal.

http://airxbr.blogspot.com/

Barbara Nonato disse...

É incrível o desrespeito das pessoas com o conteúdo exposto pelos outros. Fico irritada com "legal seu blog! passa no meu?"... Isso é patético! Infelizmente as pessoas usam de outros espaços para gerar tráfego para o seu dessa forma banal!
Muitas vezes meus artigos são longos e, pelos comentários, tenho plena certeza de que a maioria não lê o que está escrito.

Postar um comentário

Pelo menos leia o texto e evite escrever merda!
Eu não me importo que coloque o link de seu blog, só não aceito que se resuma a isso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...