Páginas

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Escola da Ficção

Por ser um espaço onde é possível explorar dramas e conflitos, as escolas de ensino médio são constantes cenários adotados pelos autores ao fazer uma história que tenta ser polêmica e atingir o público jovem, e por ser um lugar onde convivem pessoas das mais diferentes opiniões e formações, geralmente a trama consegue um destaque significativo.
E apesar de mostrar escolas dos mais diversos padrões, nunca mostram com total exatidão a realidade vivida pelos adolescentes, seja por cesura ou até mesmo falta de conhecimento por parte dos roteiristas. Um caso notável, é o seriado Malhação, que marcou a vida de todos por pelo menos uma temporada, afinal todas são iguais, sendo impossível acompanhar mais de uma. O colégio Múltipla Escolha, que serviu de cenário por vários anos, é um perfeito exemplo de tão utópico a Rede Globo ve o sistema educacional do Brasil. É um colégio que se diz renomado, apesar do corpo docente completamente escasso, nenhum aluno usa droga ou se quer bebe, sem contar o bar logo em frente, que mais parece um clube de recreação, afinal nem cerveja se encontra lá. Enfim, um verdadeiro fiasco.
Há também exemplos de colégios para pessoas influentes, como foi o Elite Way School, que durante três temporadas serviu de cenário para a novela mexicana Rebelde, um colégio interno, onde os pais que não tinham tempo para os filhos podiam simplesmente larga-lo lá, que a melhor educação do país era garantida. O ensino era tão renomado, que os alunos ficavam nos quartos e na piscina do colégio o dia inteiro, nunca foram vistos estudando e raros foram os momentos que apereciam eles na sala de aula.
Além disso, o colégio possuia todo um sistema de cámeras de vigilância, que simplesmente foi ignorada plos autores, afinal os alunos fugiam a hora que quisessem e ainda existiu uma seita formada pelos alunos mais ricos para acabar com a vida dos bolsistas. Apesar de exibir conflitos elaborados e personagens peculiares, a trama errou ao focar na banda que se formara, RBD, sendo uma história leviana e pouco emocionante.
Também especializada na elite, o Constance Billard for girls/St. Jude School for boys, é um lugar onde as festas luxuosas e as novas tendências da moda são mais importantes do que qualquer conteúdo didático. A hierarquia sempre marcou presença para estes jovens, todas as meninas que assistem Gossip Girl desejam ser com a Queen S. ou a Queen B. , e apesar de mostrar conflitos bastante envolventes, exemplifica uma noção de valores completamente equivocada para seus telespectadores.
Na Espanha, a escola que marca presença é o Zurbarán, onde todos os professores se relacionam entre eles. É até compreensível porque a princípio o seriado Física o Química era focado nos professores, e com o crescimento da audiência e o apoio do público jovem, o foco foi mudado, mas não tornou a história menos dinâmica. É interessante que os alunos possuem aula de música, filosofia, ética, orientação vocacional, psicológica e pedagógica, porém as próprias matérias que dão nome ao seriado se encontram ausentes no quadro horário. Um outro motivo notável é a relação que os professores possuem os alunos, sõ mas comprensíveis e procuram sempre ajuda-lo sem ultrapassar os limites éticos e não se preocupam em trabalhar com eles apenas o conteúdo didático.

Os famosos High Schools são os mais frequentes nas tramas, que em sua maioria são dos Estados Unidos, que por serem públicos e considados de qualidade, apresentam alunos dos mais diversos tipos, das mais variadas classes sociais e representam, com um modesto exagero, o estilo de vida e cultura dos americanos. Um ponto positivo é a presença de atividades extra-curriculares, que proporciona ao aluno um maior interesse à escola e uma maior noção sobre suas aptidões, o que facilita em sua escolha para o futuro. A escola de mais destaque é o West Beverly High School, que acompanhou a série Beverly Hills, 90210 por 10 temporadas e agora em seu spin-off, 90210.
É possível notar, que apesar de todas as divergências de estrutura e de perfil, as tramas escolares sempre apresenta tramas em comum, como a gravidez, o envolvimento de aluno com professor, traição e namoro na juventude. Por isso, esse estilo vem caido muito, em relação qualidade e até mesmo a audiência, e se querem realmente onde os jovens são mostrados de forma cuidado e é focado em seus sentimentos, assistam o clássico Dawson's Creek, que mostram todas as tramas clichês com o fator sentimento nelas, o que é ignorado pela maioria dos seriados atualmente.

2 Comentários:

Juan Moravagine Carneiro disse...

Agradecido pela visita ao Rembrandt...

Retornarei com frequência ao seu espaço!

abraço

Anônimo disse...

Scatters – Scatter symbols offer an easy win as a result of|as a outcome of} they do not need to be on an precise pay line. Once would possibly be} in, each player will receive the same amount of credits, which you should use|you must use} until the game is over. When thecasinosource.com the contest is over, the player with the very best result is declared a winner.

Postar um comentário

Pelo menos leia o texto e evite escrever merda!
Eu não me importo que coloque o link de seu blog, só não aceito que se resuma a isso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...